Originalmente a região de Copacabana era denominada, na língua tupi-guarani, como Sacopenapã, que significa “caminho batido pelas socós ( ave pernalta da família das garças ). A nomenclatura Copacabana é originária da língua quíchua (língua que era falada pelos incas) e que significa “Mirante azul”.
Esta era a nomenclatura de uma península entre a Bolívia e o Peru, às margens do Lago Titicaca, onde os incas haviam construído um templo aos seus deuses. No século XVI os espanhóis destruíram o antigo santuário, edificando no local um templo em devoção à N. Sra. das Candeias ou Candelária. Como passou a ser adorada na península de Copacabana, a santa passou a receber a denominação de N. Sra. de Copacabana. Não se sabe ao certo como uma imagem desta santa foi deixada em Sacopenapã. Supõe-se que peruleiros (traficantes de prata da Bolívia e Peru) tenham deixado a imagem no local.
A imagem foi levada para a hoje Igreja de N. Sra. de Bonsucesso da Santa Casa de Misericórdia, onde em 1638 já era cultuada. Ainda no século XVII a imagem foi transferida para uma ermida (templo) no promontório onde hoje se localiza o Forte de Copacabana. O templo original foi sucessivamente reconstruído até a edificação do Forte de Copacabana (inaugurado em 1914).
A igrejinha manteve-se na área do forte até 1918, quando a Mitra vendeu seu terreno à Fazenda Federal, a fim de que no local fosse construído alojamento da guarnição. A imagem da santa foi recolhida pela família do Barão de Teffé, que a levou para seu castelo em Correias, Petrópolis. Em 1918 uma nova imagem de N. Sra. de Copacabana chegou da Bolívia, sendo colocada na então Igreja de N. Sr. do Bonfim, hoje Matriz de N. Sra. de Copacabana.
O bairro de Copacabana surgiu em 6 de julho de 1892 com a abertura do Túnel Alaôr Prata (Túnel Velho). Este túnel foi aberto para passagem de bondes. Até então, o acesso para Copacabana era feito através de caminhadas pelos morros que cercam a região. O Túnel Engenheiro Coelho Cintra (Túnel Novo) foi aberto em 1906, sendo situado do lado esquerdo de quem vai para Copacabana. Em1949 foi inaugurada sua duplicação, denominada Túnel Marques Porto (situado do lado direito de quem vai para Copacabana). Copacabana foi ocupada lentamente pela população até 1940; desta década ocorreu um aumento populacional no bairro de 74,35%.
A partir desta década Copacabana se torna um dos bairros mais populosos da cidade. Copacabana é separada do Oceano Atlântico pela Avenida Atlântica, conhecida mundialmente. Esta foi inaugurada em 1906, com 6metros de largura e 4 Km de extensão. Em 1919 o Prefeito Paulo de Frontim realizou o alargamento desta via para 17m.
Nesta Avenida situa-se um dos prédios mais belos da cidade : o Hotel Copacabana Pálace. Inaugurado em outubro de 1923, funcionou até abril de 1946 como cassino. O hotel teve como hóspedes ilustres nomes como: Nat king cole, Clark Gable, Eisenhower, Santos Dumont, Elizabeth II. Num apartamento do prédio n° 2856 desta avenida, onde residia Nara Leão, surgiu a Bossa Nova , em 1956. Estilo musical conhecido internacionalmente teve como compositores importantes Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Billy Blanco, Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli, entre outros.
Fonte : Sindicato Estadual dos guias de turismo do Rio de Janeiro / Prof. Milton Teixeira